Sejam bem-vindos. Hoje é
É com satisfação que iniciamos este Blog para podermos discutir nossas dúvidas e conhecimentos acerca do Exame de Suficiência da Classe Contábil. Não possuimos verdades absolutas, assim pretendemos junto com vocês que se interessam pelo assunto, encontrar meios necessários para obetermos êxito no exame. Sem mais, aproveitem o blog e serão bem vindas críticas e sugestões.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Reinaldo Luiz Lunelli

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu em separado um Pronunciamento Técnico para aplicação às demonstrações contábeis para fins gerais de empresas de pequeno e médio porte (PMEs), conjunto esse composto por sociedades fechadas e sociedades que não sejam requeridas a fazer prestação pública de suas contas. Este Pronunciamento é denominado: Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

O Pronunciamento do CPC fora legislado através da Resolução CFC nº 1.255/09, que aprova a NBC T 19.41 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas.

O termo empresas de pequeno e médio porte adotado neste Pronunciamento não inclui:
  • As companhias abertas, reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM;
  • As sociedades de grande porte, como definido na Lei nº. 11.638/07;
  • As sociedades reguladas pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros Privados; e
  • Outras sociedades cuja prática contábil é ditada pelo correspondente órgão regulador com poder legal para tanto.
Assim sendo, o pronunciamento destaca as pequenas e médias empresas como sendo:
  • As que não têm obrigação pública de prestação de contas; e
  • Que elaboram demonstrações contábeis para fins gerais para usuários externos. Exemplos de usuários externos incluem proprietários que não estão envolvidos na administração do negócio, credores existentes e potenciais, e agências de avaliação de crédito.
Portanto, no Brasil as sociedades por ações fechadas, mesmo que obrigadas à publicação de suas demonstrações contábeis, são tidas, para fins desta Norma, como pequenas e médias empresas, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte. As sociedades limitadas e demais sociedades comerciais, desde que não enquadradas pela Lei mencionada, também são tidas, como pequenas e médias empresas.

O objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas é oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e fluxos de caixa da entidade, que é útil para a tomada de decisão por vasta gama de usuários que não está em posição de exigir relatórios feitos sob medida para atender suas necessidades particulares de informação.

O normativo legal também define os conceitos e princípios básicos que suportam as demonstrações contábeis das PMEs. É um texto que deve ser cuidadosamente analisado pelos profissionais de contabilidade em vistas ao processo de convergência das normas contábeis aos padrões internacionalmente aceitos.

* Reinaldo Luiz Lunelli é contabilista, auditor, consultor de empresas, professor universitário, autor de diversos livros de matéria contábil e tributária e membro da redação dos sites Portal Tributário e Portal de Contabilidade.

Fonte:http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/contabilidadepmes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário